Como se manter produtivo trabalhando em casa em meio à COVID-19
Compartilhe
Estamos chegando ao final de maio de 2020, e nesse momento enfrentamos ainda a histórica pandemia que fez todo o mundo parar. Há bem mais de 40 dias, pessoas no mundo inteiro estão isoladas em suas casas por causa da quarentena. De um ponto de vista econômico, milhares de empresas e empreendedores, principalmente os micro empreendedores, sofrem as severas consequências que atropelaram nossos negócios. Quem pode, se vira em casa, outros, tentam de alguma forma driblar o isolamento para não ver seu negócio afundar, enquanto a onda do COVID-19 invade nossas vidas, tal qual uma Tsunâme.
Pela primeira vez, resolvi falar sobre os efeitos dessa "crise" e de que forma isso impactou minha vida e meu trabalho como fotógrafa. A verdade é que estou tentando encontrar uma forma mais leve de enfrentar tudo isso, porque na real… Quando a ficha caiu, a frustração, o medo e as incertezas tomaram conta de mim e acabaram refletindo negativamente em minhas tentativas de manter a rotina e de seguir trabalhando normalmente. Foi assim durante vários dias, desde que me dei conta dos riscos e aderi ao isolamento de fato. Foi assim quando eu tentei, várias vezes, gravar um novo episódio do vmcast, foi assim com um álbum para diagramar, foi assim com a enorme lista de fotos para editar… Parecia que nada fazia sentido.
O pior de tudo é lidar com a autocobrança, porque eu basicamente não precisei mudar a rotina, já que eu moro e trabalho no mesmo lugar. Mas percebem como toda a situação mexe com nosso pisicológico? Já era quase um hábito diário, responder whatsapp, instagram, emails com pedidos de orçamento… E da noite para o dia, isso acabou. Afundei… Física e pisicologicamente. Precisei parar, esvaziar a mente e retomar o folego para só então, me situar.
Aos poucos fui me organizando, me adaptando a presença inevitavel do "namorido", que foi obrigado a se adaptar ao home office também… E fui tentando driblar a autocobrança, mantendo uma rotina de trabalho mais tranquila, sem tantas formalidades e obrigações. E é principalmente sobre isso que quero falar com vcs hoje. Sobre como eu me adaptei e como estou lidando com essa rotina temporária, e tentar de alguma forma, inspirar ou trazer algum insight para quem está tendo que se adaptar também ao trabalho em home offcie.
A primeira coisa a ser feita por quem tem que trabalhar em casa, é organizar seu tempo. Definir a hora pra começar a trabalhar e hora pra parar também. Não vou mentir pra vocês, talvez essa seja a missão mais difícil. Por isso, dentro dessa organização de tempo, é importante você definir também alguns horários para relaxar. Mas tem que saber separar: hora de trabalho é para trabalhar, hora de descanso é para ficar longe das obrigações.
Uma boa forma de fazer isso, é aplicando a técnica de gamificação em sua rotina de trabalho. Para quem não sabe o que é essa técnica, de forma bem resumida: A gamificação é uma técnica muito utilizada hoje em dia por várias empresas pra estimular funcionários a atingirem determinadas metas e ou realizar tarefas, motivados por algum tipo de premiação, ou seja, a cada conquista, a pessoa é valorizada com algum tipo de bônus ou vantagem… Enfm, de que forma a gente vai aplicar isso numa rotina de home office?
É simples… Primeiro, você precisa definir listas de tarefas, então todo dia você vai ter lá sua listinha de tarefas a fazer naquele dia, dai você pode definir algumas pequenas metas, por exemplo: Definir um tempo x para cada tarefa, ou realizar x números de tareafs dentro de um determinado prazo… Você define da forma que ficar melhor pra você, e já define um bônus para cada meta. Por exemplo: Digamos que sua meta seja finalizar a edição de fotos de uma uma determinada cliente dentro de 2h, e se você atingir a meta vai poder ficar 10 minutos fazendo qualquer coisa no celula. Se você definir uma meta maior(algo que exija mais tempo ou dedicação), você pode aumentar também o bônus, para algo ainda melhor. Deu para entender? Agora presta atenção, pra isso dar certo, você precisa ter um checklist de tarefas e principalmente compromentimento!
Mesmo que você não vá fazer a gamificação, é muito importante que você trabalhe com listas de tarefas. Se não é um hábito seu, sugiro que você comece o quanto antes a utilizar listas, pois não tem coisa pior do que você passar o dia inteiro trabalhando, fazendo zilhoes de coisas e no final do dia ter àquela sensação de que não fez nada. Já aconteceu com vocês? Comigo acontecia muito isso, praticamente todos os dias eram assim, até que virei adepta do checklist, o que realmente fez muita diferença.
Antes de fazer sua lista de tarefas, faça um levantamento de tudo que você pode fazer durante esse período em que estará em casa. Quais projetos estavam engavetados e que talvez seja possível dedicar uma parte desse tempo para tirar ele do papel? Depois de listar tudo, vc identifica entre elas, quais são prioridades, o que definitivamente vc n pode deixar para depois, principalmente se isso pode comprometer seu trabalho ou seu negócio, depois que essa crise passar. Ok? Antes da quarentena, minha rotina semanal basicamente se resumia à: Fotografar, editar fotos, alimentar redes sociais, responder clientes e relaxar nos finais de semana. Claro que não era só isso, tô falando de modo geral… Hoje, diante dessa nova rotina, eu continuo trabalhando nas edições, continuo respondendo aos clientes(numa frequência beeeem menor, mas continuo), alimentando as redes sociais para divulgar meu trabalho… Mas a principal atividade, que era fotografar, eu não estou podendo fazer... Então de que forma eu posso aproveitar esse tempo, que eu estaria dentro de um estúdio fotografanfo? De várias formas, né?
Eu consegui preencher esse tempo com algumas coisas que eu tava deixando de fazer porque “não tinha tempo”, como: Tirar algum projeto do papel, assistir a um curso que eu havia comprado, mas não tinha tido tempo pra assistir, ou até estudar um pouco mais as novas tendências que posso aplicar em minha fotografia e nos meus ensaios, atualizar site, o blog, canal do pinterest, produzir conteúdo para compartilhar… Tudo isso, eram coisas que eu já queria fazer, mas a falta de tempo não deixava... Na realidade, o tempo sempre esteve lá, a gente sempre culpa o tempo quando não tem prioridade, né? E antes da pandemia, essas coisas que eu tô fazendo hoje, não eram prioridades, era só trabalho, trabalho, trabalho. E hoje elas se tornaram prioridades. E só cheguei a essa conclusão, depois de parar, trazer para a consciência e listar tudo isso para conseguir encaixar nessa nova rotina.
Então, para um pouco, se você ainda não tirou um tempo exclusivamente para respirar, esvaziar a mente, esquecer o trabalho e as obrigações só por uns instantes… Faça isso! Garanto que você vai conseguir recuperar as energias e ter mais clareza de como aproveitar melhor esse período, blz?
Pra finalizar, algumas dicas rápidas e que eu considero essenciais para quem é fotórgafo, para aproveitar e otimizar seu tempo e seu trabalho durante a quarentena:
- Criar sua conta no Pinterest ou se você ja tem, pode organizar seu perfil e pastas;
- Editar aqueles trabalhos em atraso e resolver os pendentes;
- Atualizar seu site que está abandonado, colocando novas fotos na galeria e novos posts no blog;
- Atualizar ou CRIAR seu pdf de orçamento. (Se você ainda tá nessa fase de enviar orçamento por escrito no whatsapp ou seja lá onde for… Não saia dessa quarentena sem resolver isso);
- Fazer back-up de hds e arquivos;
- Planejar e produzir conteúdos para os próximos dias e meses;
- Programar os posts no instagram (pra quem não sabe, o instagram agora tem uma plataforma nativa, onde você consegue programar os posts, eu fiz um vídeo ensinando como faz, quem quiser ver: CLICA AQUI!
- Revisar e atualizar o seu contrato( Isso é algo que faço periodicamente, sempre tem algo para mudar);
- Colocar as finanças da empresa em dia;
- Assistir cursos on line (várias plataformas disponibilizaram cursos gratuitamente nesse período);
- Ouvir podcast, ler algum livro, buscar inspirações… E várias outras formas de renovar sua bagagem visual e criativa, para agregar em seu trabalho!
Enfim, essas são apenas algumas opções, baseada na minha realidade e que vem funcionando pra mim, então não entenda como regra. Veja o que se encaixa em sua realidade e vá adaptando a sua rotina. Espero ter ajudado de alguma forma, e se de alguma forma foi útil pra você, compartilha com seus amigos, mesmo com quem não é fotógrafo, pois de alguma forma essas dicas podem agregar. Não esqueça de deixar seu comentário aqui ou no post sobre esse episódio que tá lá no instagram, me conta o que achou e qual dessas opções você achou mais útil!
Muito obrigada a você que leu até aqui!
Beijos da VM.
e se quiser ouvir o episódio completo, dá o play logo abaixo:
Quer aprender mais?
Vem fazer parte da minha comunidade no telegram, lá eu compartilho dicas e muito conteúdo exclusivo sobre fotografia, empreendedorismo e bastidores. Clica aí, pra entrar: Canal VMfotodicas
Quero te mostrar que é possível viver da fotografia!
___________________________________________________________________________________________________
Me segue no Instagram: @vmfoto
____________________________________________________________________________________________________
Beijos da VM!