Gabriela e Gustavo Ensaio gestante na praia de Coqueirinho-PB
Compartilhe
Uma coisa que eu percebi nos ensaios de casal, que até já comentei aqui em outros posts, é o quanto a energia, disponibilidade e interação do casal durante a sessão, faz total diferença para o resultado das fotos.
Ao fotógrafo, cabe a responsabilidade de utilizar a técnica para registrar os momentos... Mas, tão importante quanto, é ter boa percepção para entrar em sintonia com o casal, e estar atento aos olhares, sorrisos, movimentos, que vão dando uma narrativa genuína aos registros.
Eu sempre procuro conversar um pouco, antes de começar a fotografar de fato. Isso me ajuda a identificar ou ter ao menos uma primeira impressão do temperamento dos meus clientes, para já definir como será nossa comunicação durante a sessão.
Nessa primeira troca, eu já consigo identificar se o casal é mais descontraído ou retraído, se um é mais tímido do que o outro, se preferem uma comunicação mais formal ou informal, etc...
No dia do ensaio da Gabriela e Gustavo essa troca inicial foi essencial, pois como eles são de outro estado, só tivemos oportunidade de nos conhecer na hora das fotos. E foi nessa primeira conversa, minutos antes dos primeiros cliques, que eu identifiquei que ela era mais tímida e contida, enquanto ele era mais comunicativo e brincalhão.
Percebendo isso, eu decidi concentrar os comandos da direção no Gustavo, trabalhando com uma linguagem mais descontraída. E como eles se mostraram bem disponíveis e dispostos logo no inicio do ensaio, aproveitei para trabalhar as poses com muita movimentação, que renderam muitas fotos espontâneas e que representam bem a interação do casal, mas sem deixar de transmitir a essência de cada um deles.
No fim das contas, a forma como o casal se relaciona com o profissional e vice-versa, é que vai fazer toda a diferença para o resultado das fotos, pois elas vão ser um reflexo dessa interação.
A sequência dessas fotos que você vai ver agora, é a prova disso!